Fui convidado pela SM2 Studio para contribuir ao banco de imagens de onde seriam extraídas as imagens para o Relatório Anual de Sustentabilidade da gigante Votorantim Energia. Meu trabalho seria uma viagem pelo sertão entre os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.
E lá fui eu conhecer o sertão nordestino, acompanhado do dronegrafista Daniel Eduardo nos embrenhamos por duas fazendas de vento. A primeira que fomos conhecer chamava-se Ventos do Piauí, também conhecida como Chapadinha I e o segundo que conhecemos foi o Ventos do Araripe III.
Fizemos várias imagens dos moradores locais, dos seus costumes e de seus afazeres… Vou te contar que não é fácil viver no sertão! Viver sem água, com pouco dinheiro, sem tecnologia ou conexão… e ter ao lado de sua casa um aerogerador com verdadeira potência sustentável de gerar energia… chega a ser triste! Essas duas fazendas produzem 14% da energia do país e a geradora não pode fornecer energia a seus moradores, visto que essa função é da distribuidora de energia que não chega a todos.
Isso me faz pensar em quão desigual é nosso país… Muito grande, muito rico e bem mal explorado… Apenas suas riquezas físicas, que são em sua maioria exportadas, dão vista aos exploradores.
Se soubéssemos o quão competentes somos e não fossemos tão gananciosos como nossos exploradores, não teria para ninguém no mundo… Somos um verdadeiro celeiro de oportunidades.
Mas voltando a viagem, abaixo algumas imagens de como foi essa descoberta e a criação desse banco de imagens que ficou lindo.
























Ao final minhas imagens viraram Capa do relatório e boa parte do conteúdo desse anuário, o que me causou extrema honra, já que falamos de um meio sustentável de gerar energia sem danificar o meio ambiente. É bom demais participar de tudo isso!
Gostaria também de agradecer a Votorantim Energia pela oportunidade e a SM2 por acreditar em minha competência.
Veja o Relatório como ficou!
Fotos do Anuário: Paulo Guimarães, Bruno Namorato e Daniel Eduardo
